05 setembro, 2008

Solidariedade por petição



O título estranho e pouco comum desta postagem refere-se a possibilidade de auxiliar pessoas no mundo todo através de petições on line feitas pelo grupo Avaaz.org, que significa voz em várias línguas asiáticas, européias e do oriente médio.
Eu assino algumas das petições que me são encaminhadas.
Veja você mesmo o que tem sido feito por esse grupo e decida-se. O link do "quem somos" dele está aqui
http://www.avaaz.org/po/about.php

A mais recente petição que está sendo organizada pelo grupo está abaixo. Eu já assinei.
Acho muito legal exercitar a solidariedade nas suas conexões com a política (no sentido de tomar posição e fazer escolhas) e com a espiritualidade (no sentido de que ações são associadas às preces, mentalizações e práticas afins).
Fazer orações e pedir a Deus que ajude as pessoas e colocar tudo nas mãos dele, pode ser uma atitude religiosa, de fé e até mesmo espiritual, mas, muitas vezes não basta. É necessário ação.
Essa participação assinando petições... é uma delas.

---------------------------

Imagine o mar subindo ao seu redor comendo as praias, invadindo as casas, destruíndo plantações e contaminando as fontes de água potável. Você mora em uma ilha e ela está desaparecendo sob o mar, sua única esperança é migrar para outro país onde você não será legalmente reconhecido como um refugiado legítimo. Isso não é um pesadelo e sim a realidade de milhares de pessoas que vivem em ilhas e zonas costeiras de várias partes do mundo, principalmente no Oceano Pacífico e Índico.

Justamente por isso, os governantes de países-ilhas estão tomando uma atitude dramática: eles irão pedir para o Conselho de Segurança da ONU lidar com o aquecimento global como uma ameaça à paz e segurança internacional.

Essa é uma jogada ousada pois o Conselho de Segurança da ONU não se vê como responsável pelo aquecimento global. Porém, o apelo dos países-ilhas se justifica pois as mudanças climáticas colocam em risco a vida de milhares de pessoas, assim como uma guerra. Eles estão mostrando que os desastres ambientais estão acontecendo agora, ao invés de algo que só irá afetar futuras gerações. Os países insulares irão enfrentar o poderoso lobby dos grandes poluidores, por isso eles precisam do nosso apoio. Assine a petição no link abaixo, ela será apresentada pelos embaixadores dos países-ilhas durante sua visita à ONU semana que vem:
http://www.avaaz.org/po/islands_climate_warning?cl=124957118&v=2120

O Círculo Polar Ártico está derretendo tão rápidamente que pela primeira vez na história, é possível atravessá-lo de barco. Furacões e outros fenômenos extremos estão aumentando em intensidade e quantidade. As nações-ilhas cujos pontos mais altos estão há poucos metros do nível do mar estão em situação desesperadora tendo que preparar planos de evacuação para garantira a sobrevivência de sua população.

Ilha habitada desaparece sob águas da costa da Índia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15766.shtml

Nenhum comentário: