28 junho, 2013

O sangue do mundo, fragmentos


(Mesquita em Khiva, Uzbequistão, descrita no livro)

Théo, um jovem médico ecologista e preocupado com as grandes transformações no mundo atual, depois de se curar de uma doença (A viagem de Théo, obra precursora e anterior a essa "O sangue do Mundo - A outra viagem de Théo, de Catherine Clément), agora acompanha sua tia noutras viagens onde seus valores e crenças são postos em discussão (pela tia, por um psicanalista, amigo dessa última, e pelos seus amores, uma antiga e outra recente... 
Um livro interessante, embora nem de longe tão bom e instigante "para viajar" como o anterior... do qual destaco os seguintes fragmentos:

"No céu de Nova Delhi, os gaviões descrevem círculos concêntricos. Não há mais nenhum abutre. Na virada do milênio, uma doença misteriosa os dizimou, para desgraça das populações. Excelentes coveiros, diplomados em carniça, os abutres eram úteis ao mundo. Por que desapareceram? Nenhuma explicação. Quantas outras espécies são extintas a cada ano? Ninguém pode afirmar. Podemos apenas supor. Dizem que haveria ao todo dez milhões de espécies vivas, mas quem sabe o número exato?

Esse menino me dá asas, sempre me deu.

... proporcionar-lhe uma viagem para distrair seu espírito inquieto.

A privação do espaço psíquico é desumana, mas ninguém se preocupa com a ecologia do espírito.

À medida que nos afastamos da megalópole, o céu vai se colorindo. Uma hora e meia depois, é de um azul intenso. Finalmente deixamos a nuvem de poluição.

- Sublime para uma idealista como você, minha querida! Todos os dias, minuto a minuto, ficar proibido de sentir raiva? Admiro mas não consigo. E não consigo, pois vejo diariamente a violência vir à tona quando meus pacientes falam. E eu sou mesmo pago para que eles a exprimam. Vou então recalcá-la? Não, muito obrigado! Uma violência que não se exprime nos faz adoecer.

... Os cães são a reencarnação das almas dos ladrões...

As vacas na Índia... elas produzem vinte vezes menos leite que as de vocês, mas nossa produção global já ultrapassa a dos Estados Unidos... Quando morrem de fome, durante uma seca, é um longo pesadelo, mas não as abatemos. Os camponeses que não têm o direito de matá-las, as amarram a estacas e as deixam mugir até a morte. Esse rebanho sagrado conta com 300 milhões de cabeças...

Tive de empregar voz de comando, daí obedeceram na hora.

No norte, a oeste de Nova Delhi,, o deserto de Thar cresce, enquanto, na Idade Média, segundo o que se conta, o Rajastão era completamente coberto por florestas... Quanto a Pequim, o deserto de Gobi começa a ameaçar a cidade com ventos de areia e, por mais que se refloreste, é tarde demais.

... artigos da Declaração Universal dos Direitos do Homem...
... Mas quem os redigiu depois da guerra...? Os brancos!
- Não totalmente... no que tange à redação da Declaração Universal de 1948, o francês René Cassin, presidia a comissão, na qual se encontravam o Dr. Chang, um chinês de Taiwan, e o Dr. Malik, do Líbano.
- Dois entre quantos?
- ...Os redatores eram oito... sonho com os Direitos do Homem... frutos de uma fonte de inspiração que não pertença aos três grandes monoteísmos do mundo ocidental...

- Eu me pergunto como podemos ajudar as pessoas.
- Ah! Desconfie - diz Prem. - Quando queremos ajudar a qualquer preço, há sadismo no ar. Não tenho duvida.
- Impressionante! Como vou aproveitar isso... diga? Devo acrescenta a minhas associações que ações ecológicas para proteger o meio ambiente provêm de um sadismo dissimulado?
- Dissimulado não!... Mas inconsciente, sem dúvida. Saber que há sadismo nas ações ambientais é um bom caminho.

De tanto querer respeitar os animais, terminaram por preferi-los aos homens.

Um só grama de urânio enriquecido libera a mesma energia que 2,5 toneladas de carvão.
Desativar uma central leva 54 longos anos. Uma central nuclear funciona durante quarenta anos e leva-se mais de meio século para desmontá-la... só depois a grama volta a nascer.

- Se você quiser uma reforma radical, certamente não vai conseguir. É preciso pensar em pequenas economias, você sabe... Nada de banho demorado, assim se economizam litros de água; uma casa bem construída, corretamente isolada, vai gastar menos energia para aquecer no inverno. Se todo mundo apagasse a luz ao sai de uma sala, se todo mundo usasse lâmpadas de baixo consumo, se desligassem o computador em vez de deixar no stand-by, quanta economia não se faria!

Não podia fazer mais nada por Théo, nada de nada, era preciso que ele atravessasse seu inferno, para depois sair inteiramente chamuscado e então começar a cicatrizar.

- Você não vai dizer como todo mundo que devo aceitar a morte dela. Esses subterfúgios açucarados, essas lições idiotas da psicanálise, odeio! Estou sofrendo e quero que me deixem sozinho com minha dor!
- Então seja estóico, Théo. Lembra? Separar as coisas que dependem de nós e as que não dependem."


Nenhum comentário: