02 agosto, 2014






Gosto das belas coisas claras e simples,
das grandes ternuras perfeitas,
das doces compreensões silenciosas,
gosto de tudo, enfim, onde encontro um pouco
de beleza e de verdade.
Por-que há ainda no mundo, graças a Deus,
almas-astros onde eu
gosto de me refletir, almas de sinceridade
e de pureza sobre
as quais adoro debruçar a minha.

Florbela Espanca

....................................................................
Gosto das belas coisas claras e simples
e das complexas, obscuras
- que pedem investigação -, densas; intensas;
das grandes ternuras e acolhimentos amorosos
que se dão depois de muitas conversas,
que facilitam a compreensão
ou dos breves silêncios, que os definem;
gosto de quase tudo que advém do encontro
entre as almas afins ou que sabem discordar
com argumentação e raciocício crítico...
Enfim, gosto do que me faz sentir eu mesmo
e do que me faz outrar - transformar-me num outro,
simultaneamente igual e diferente de mim.
Por-que há ainda no mundo,
graças a Deus, almas-astros
onde eu gosto de me refletir,
almas de sinceridade atrevida,
de pureza não ingênua
e de inteligência indagativa
sobre as quais adoro debruçar a minha...
e ver o quanto são iguais e diferentes da minha.

Cesar Espanca




Um comentário:

Kátia disse...

FlorBelo, bom, muiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom reler seu poético texto autobiográfico.sb