07 agosto, 2009

Jiddu Krishnamurti sobre o discernimento





Precisas distinguir entre a verdade e a falsidade; tens de aprender a ser verdadeiro em tudo: no pensamento, palavra e ação. Primeiro em pensamento, e isto não é fácil, pois há no mundo muitos pensamentos falsos, muitas superstições insensatas, e ninguém que estiver escravizado por eles poderá fazer progresso. Portanto, não deves acolher um pensamento simplesmente porque muitas outras pessoas o acolhem, nem porque se tenha acreditado nele por séculos, nem porque esteja escrito em algum livro que os homens julguem ser sagrado; tu tens de pensar sobre a questão por ti mesmo, e julgar por ti mesmo se ela é razoável. Lembra-te que, embora um milhar de homens concorde sobre um assunto, se eles não souberam nada sobre aquele assunto a sua opinião não tem valor.

Aquele que quiser trilhar a Senda, tem que aprender a pensar por si mesmo, porque a superstição é um dos maiores males do mundo, um dos grilhões dos quais, por ti próprio, deves te libertar completamente.

O teu pensamento a respeito dos outros deve ser verdadeiro; não penses a respeito deles aquilo que não saibas. Não suponhas que os outros estejam sempre pensando em ti. Se um homem fizer alguma coisa que imaginas poder prejudicar-te, ou disser alguma coisa que imaginas aplicar-se a ti, não penses imediatamente; "ele pretende ofender-me.". É mais provável que nunca tenha pensado em ti, pois cada alma tem as suas próprias preocupações, e os seus pensamentos giram principalmente em torno senão de si mesma. Se um homem te falar iradamente não penses: "Ele me odeia, ele quer ferir-me". Provavelmente alguém ou alguma coisa o deixou irado e, acontecendo encontrar-te, voltou a sua ira sobre ti. Ele está agindo insensatamente, pois toda a ira é insensata, mas nem por isso deves pensar sobre ele de modo não verdadeiro.

Quando te tornares um discípulo do Mestre, poderás sempre pôr a prova a verdade de teu pensamento colocando-o ao lado do seu. Pois o discípulo é uno com seu Mestre, e necessita somente voltar seu pensamento para o do Mestre para verificar se ambos estão de acordo. Se assim não for, o pensamento do discípulo está errado, e ele deve modificá-lo instantaneamente, pois o pensamento do Mestre é perfeito, porque que Ele tudo sabe. Aqueles que ainda não foram aceitos por Ele, não podem fazer isto perfeitamente; mas eles podem ajudar grandemente a si mesmos parando freqüentemente para pensar: " O que pensaria o Mestre a este respeito? Que diria ou faria o Mestre em tais circunstâncias?" Pois nunca deves fazer, dizer ou pensar o que não possas imaginar o Mestre fazendo, dizendo ou pensando.

Deves também ser verdadeiro também no falar - exato e sem exageros. Nunca atribuas motivos a outra pessoa; somente seu Mestre lhe conhece os pensamentos, e ela pode estar agindo por razões que nunca entraram em tua mente. Se ouvires algum boato contra alguém, não o repitas; pode não ser verdadeiro; e, ainda que o seja, é mais amável nada dizer. Pensa bem antes de falar, a fim de não caíres em inexatidões.
Sê verdadeiro na ação; nunca pretendas parecer outro senão aquele que tu és, pois todo o fingimento é um obstáculo à pura luz da verdade, que deve brilhar através de ti como a luz do Sol através de um vidro transparente.

Precisas discernir entre o altruísmo e o egoísmo. Pois o egoísmo possui muitas formas e, quando pensas finalmente tê-lo morto, em uma delas, ele ressurge em outra tão forte como sempre. Porém, gradualmente, tu te tornarás em tal medida pleno do pensamento de auxiliar os outros que não haverá mais lugar, nem tempo, para qualquer pensamento sobre ti mesmo.

Ainda deves discernir de outra maneira. Aprende a distinguir a Deus em todos os seres e em todas as coisas não importando quanto mal possam aparentar superficialmente.
Podes ajudar teu irmão através do que tens de comum com ele que é a Vida Divina, aprende a desperta-la nele, aprende a invocá-la nele; assim tu salvarás teu irmão do erro."


(Krishnamurti)

2 comentários:

Kátia disse...

Outra vez,um olhar curioso:o meu!
Um olhar de quem, aqui, acaba enxergando algo além do óbvio.
Percebo que sou, às vezes, mais governada por meu inconsciente do que imagino...rs rs
Sinto que alguma coisa aqui dentro acaba filtrando o mundo que enxergo.
É para tornar mais fácil minha relação com ele????
Enxergar além exige a modificação dessa 'coisa'. Consigo aqui.

Saber discernir é um loooooongo aprendizado. Dizem que ser discernido é ser sábio.
Por que não tentar ser sábios todos os dia? Pequenos sábios, vá lá, mas... sábios!
Ser ponderados e ter bom senso é sabedoria!
J.Cocteau disse "O discernimento consiste em saber até onde se pode ir."
Certo. Mas, podemos ir além dos aspectos racionais das coisas e dos fatos...Ir além da pura intelectualidade.
Afinal, o gênio faz guerra, mas o sábio não.

Esse espaço é maravilhoso!!! Parabéns!!!!!

.

Cerikky.. Cesar Ricardo Koefender disse...

Sim Kátia, seu olhar curioso me é estimulante, sempre. (E, cá entre nós - e os demais leitores, rs - já estou colocando seus comentários sob suspeita, já que você é uma leitora e comentante assídua... calma... não leve isso à sério... só uma brincadeirinha carinhosa... e volte sempre, sim?)

Pequenos sábios.
Grandes sábios.
Qual a diferença?

Pequenas sabedorias, grandes sabedorias: vamos aprendendo-las, intuindo-as, experimentando-las e, quando, desavisados, somos pegos pela própria sabedoria e puff... eis que nos reconhecemos nesses fragmentos... que estão para muito-além-do-ego, um pretensioso... chato-que-não-se sabe-chato e que se acha, comumentemente, dono-da-verdade.

Penso que a tal sabedoria se dá por n estados intelectuais, intuitivos, emocionais e, mais precisamente, pela conjunção e sobreposição... pelo HIBRIDISMO desses estados perceptivos.

Acho mesmo que o gênio não faz a guerra... ele promove... batalhas, quando lhe interessa reverter "o estado das coisas."

Well, e, assim sendo, quero lhe dizer que você denominar esse espaço do blog como sendo maravilhoso... me enche de satisfação e contentamento.

Sim: somos muito mais governados pelo inconsciente do que supomos e imaginamos... um inconsciente que não é um baú de depósitos que se coloca lixo e repressões... mas uma verdadeira e inesgotável fonte de vida e potência.