26 março, 2011

O tempo... em Clarice Lispector, Thiago de Mello e José Saramago




"...Quanto a mim tenho que lhes dizer que
as estrelas são os olhos de Deus
vigiando para que tudo corra bem.
Para sempre...
E, como se sabe...
para sempre não acaba nunca ..."

*** Clarice Lispector ***


O TEMPO

O tempo não existe, meu amor
O tempo é nada mais que uma invenção
de quem tem medo de ficar eterno.

De quem não sabe que nada se acaba,
que tudo o que se vive permanece
cinza de amor ardendo na memória.

O tempo passa? Ai, quem me dera! O tempo
fica dentro de mim, cantando ... ou
me queimando, mas sou eu quem canto
eu que me queimo, o tempo nada faz
sem mim que lhe permito a minha vida.

De mim depende, sou sua matéria,
esterco e flor do chão da minha mente,
o tempo é o meu pecado original.

*** Thiago de Mello ***


PASSADO, PRESETNE, FUTURO

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
Estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia,
O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco,
Uma vida que corra assim-assim.

*** José Saramago *** 


Nenhum comentário: