27 março, 2011

Dá-me a Tua Mão, por Clarice Lispector, ou sobre o ENTRE









Dá-me a Tua Mão


Dá-me a tua mão: 
Vou agora te contar como entrei no inexpressivo 
que sempre foi a minha busca cega e secreta. 
De como entrei naquilo que existe entre o número 
um e o número dois, de como vi a linha de mistério 
e fogo, e que é linha sub-reptícia. 
Entre duas notas de música existe uma nota, entre 
dois fatos existe um fato, entre dois grãos de areia 
por mais juntos que estejam existe um intervalo de 
espaço, existe um sentir que é entre o sentir - nos 
interstícios da matéria primordial está a linha de 
mistério e fogo que é a respiração do mundo, e a 
respiração contínua do mundo é aquilo que ouvimos 
e chamamos de silêncio.

(Clarice Lispector)













Aqui a arte de Clarice
expressa as linhas de
fuga, os interstícios,
o impensável, numa
palavra: o ENTRE!

O que acontece
ENTRE nós e nos
produz?

Como o amor
opera ENTRE nós?

Como é que essa
multiplicidade de
ENTRES que nos
perpassa se com-
solida como ações
que nos singularizam?

Como se dá a
comunicação ENTRE
nós?

O que se passa ENTRE
nós que produz esse
nós de nós e que é
tão diferente de
outros tantos ENTRE
nós?

E o silêncio...
E as falas...
E os ditos...
E os não ditos...
E os olhares...
E os afetos...
E as semelhanças
E as diferenças...
E tudo...
ENTRE nós?











 


 O ENTRE é o inusitado 
 o imprevisto 
 o incontrolável 
 o inexpressivo-que-expressa 

 É o impessoal 
 o misterioso 
 o mistério 
 É a magia 

 Não é meu 
 nem seu 
 nem nosso 

 Está conosco 
 ENTRE nós 
 Passa por nós 
 Nos atravessa 
 nos toca 
 nos produz 
 mas é incapturável 

 Pode ser sentido 
 percebido 
 intuído 
 pensado 
 expressado 
 mas não pode ser dominado 
 submetido 
 regrado 

 O ENTRE 
 como força produtora 
 de diferença 
 é a potência 
de diferenciação 
 dos eus de nós 

 Também pode ser um reforço 
 desses eus de nós 
 ficamos MAIS eu 
 ou MENOS eu 
 conforme esse ENTRE nós 
 nos atravessa 
 como devir 

 O ENTRE nós 
 pode me tornar 
 um outro (eu) para você 
 e pode tornar
 um outro você 
 para mim 

 Seja como for 
 esse ENTRE NÓS 
 nos afeta 
e produz 
 o que fazemos 
 sentimos 
 e agimos 
 ele define 
 o que ENTRE nós 
 acontece 
 e não acontece 
 sendo que
o que não acontece

é um acontecimento

Cesar R K



Nenhum comentário: