12 setembro, 2009

As músicas da novela "Caminho das Índias" no seu contexto original nos filmes indianos



Impossível falar sobre a complexidade do cinema indiano, suas trilhas sonoras, canções, enredos, romantismo e polêmicas.
Chamada de Bollywood, numa referência à mecca do cinema americano, na realidade, a Índia produz em Mumbai, antiga Bombaim, muito mais filmes do que sua "rival" americana!

Os filmes são longos, com cerca de três horas de duração, em média, e na sua maioria, estão repletos de músicas, danças, coreografias e canções que se inserem no enredo da trama e são parte fundamental de dele.
Quando é lançado um filme sem essas características, o risco de fracasso nas bilheterias é enorme. Foi o caso de "Fire", um excelente filme que até foi proibido na Índia por tratar de temas polêmicos, no caso, o homossexualismo entre mulheres.

O cinema, e mais especificamente as canções dos filme,s são uma das paixões do sub-continente. Os nativos verdadeiramente são apaixonados pelas músicas, coreografias e danças. As trilhas sonoras originais tocam em todas as rádios e são sucesso absoluto, contribuindo muito nos relacionamentos interpessoais e vínculos afetivos em todas as classes sociais e castas, já que sempre alguém tem alguém para imitar, e sempre há comentários calorosos a serem tecidos acerca deste ou daquele detalhe: uma paixão nacional, mesmo!

As salas de projeção variam de espeluncas a confortáveis e luxuosas. Todas ficam invariavelmente lotadas quando os filmes estão estreando e, em alguns casos, permanecem anos em cartas, algo como peças de teatro na Brodway.

Há intervalos entre as exibições do mesmo filme, podendo ser dois ou tres interrupções, momento de esticar as pernas, passar nos sanitários, fazer lanche e, pasmem, cantar as canções. É uma festa!

O público muito romântico e passional, chora, bate palmas, grita e se envolve às raias da loucura com o enredo e a trama que está a se desenrolar na tela.

A novela global "Caminho das Índias foi lá e buscou algumas dessas músicas para compor sua trilha sonora nada original, mas, super original, tendo em vista o ineditismo dessa expressão cultural asiática aqui no Brasil.

Vejo todos os filmes que posso e todos os que aparecem por aqui em ciclos do cinema indiano. Um belíssimo é Devdas: cenários luxuosos, trama bem criada - dentro dos valores e aspectos da subjetividade deles, dos indianos - e a presença da lindíssima Aishwarya Rai.
Fica a dica. Dá para baixar no emule... para quem tiver paciência..

As postagens abaixo mostram um pouco disso.

Enjoy.

As músicas com as letras traduzidas para o português foram "garimpadas" no excelente site http://cinemaindiano.blogspot.com e lá você encontra, também, detalhes dos filmes cujas músicas estão postadas abaixo, bem como atores, atrizes e direção, dentre outtras informações. Divirta-se. Lá você também encontra links para baixar as músicas em mp3.


Nenhum comentário: