O Que Há Em Mim 
É Sobretudo Cansaço
* Álvaro de Campos *

O que há em mim 
é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo 
ou de nada:
Cansaço assim mesmo, 
ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das 
sensações inúteis,
As paixões violentas 
por coisa nenhuma,
Os amores intensos 
por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta 
nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida 
quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje 
o impossível,
Há sem dúvida quem 
não queira nada -
Três tipos de idealistas, 
e eu nenhum deles:
Porque eu amo 
infinitamente o finito,
Porque eu desejo
impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, 
ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida 
ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado 
ou vivido,
Para eles a média entre tudo 
e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, 
um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, 
cansaço,
Um supremíssimo 
cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo,
Cansaço...