31 dezembro, 2008

Conhecer o mal e precaver-se, pelo mago-mor





"Precisa-se conhecer o mal para evitá-lo e para se defender dele."

Com estas palavras o mago-mor iniciou seus aprendizes a identificar os intentos negativos associados aos sentimentos negativos como a cólera, a vingança, a inveja e todas as formas menos evoluídas de lidar com a energia e as ações.

Transmutá-las dentro de si para identificá-las fora: um trabalho que requer grande poder de auto-observação, sinceridade e honestidade implacáveis e orgulho em grau beirando o zero.

O bem, quando comparado com os malefícios das baixas energias, é frágil e precisa ser nutrido. Dessa forma acolhido e reforçado, acaba vencendo, sempre.

A busca da verdade encontra, no fim do caminho, o amor.

Perguntei para ele:
- Mas Mestre, você havia nos ensinado que existem verdades, no plural, e que o amor estava em toda parte. Como poderia estar, agora, somente no fim de um caminho, quando são tantos a percorrer?

Ele riu e disse que eu estava com sono, sugeriu que eu fosse dormir.




Antes que eu aceitasse a verdade dessa afirmação, ele ainda disse:

São muitos os caminhos e são muitas as verdades, enquanto se está na busca e na procura delas. Depois que os caminhos foram e são conhecidos e percorridos, as verdades, que são plurais, intensificam sua capacidade de imbricar-se, inserir-se e transversalizar... e se transformam em verdade singular... entenda: não falo de singular como sinônimo de único-absoluto, uno, mas de múltiplo-diferenciado inédito, algo que está na mesma proporção que há entre o grão de areia e as duna do deserto, entre o pingo e as ondas do mar... sempre estão juntos e em movimento indiferenciado no conjunto.
UMA verdade múltipla!!!

Anotei essas impressionantes palavras no transe de memória e guardei-as para uso e estudo posterior... Eu sabia que havia associação entre isso e o que ele havia falado acerca de conhecer o mal para evitá-lo e fazer o bem... mas, o sono...me venceu.


Nenhum comentário: