18 novembro, 2008

Conversas com o Mago




No livro Raj, de Gita Mehta, a Regente do império de Sirpur, filha, esposa e mãe de marajás, perdeu todos os seus homens para as Guerras, a primeira e a segunda, durante o longo processo que levou à independência, negociada, da Índia. Em nome da manutenção do conquistado e da defesa de ideais, alguns do império, numa tradição de três mil anos e, outros, das demandas de uma Inglaterra colonizadora e dominante, os homens da vida de Jaya, todos eles, foram mortos.

Para demonstrar sua força, os homens fazem as guerras e morrem: fraqueza. Para demonstrar sua fraqueza, as mulheres os acolhem, enterram e cremam; e sobrevivem: força.

A"cena" de Jaya sentada junto ao leito do filho febril e delirante da febre da malária é antológica: dor, sofrimento, esperanças e equilíbrios duramente conquistados!


Qual homem sobreviveria a isso?

Em que condições?

Depois que todas as possibilidades de manutenção do reino sem a presença da luta armada e da guerra terem se esgotado, Jaya candidatou-se às eleições, as primeiras ocorridas nos territórios dos marajás, herdeiros por tradição, genética, e religião milenares.


Uma verdadeira guerreira... que não precisou de espadas, tiros, bombas, canhões e armas utilizadas pelos homens.


A guerra é masculina.

O masculino é hegemônico, dominante.
Os homens fazem as guerras.

Esqueçam palavras como força e coragem quando se referirem a eles e à elas, às guerras.

É por isso que nós, os magos, ensinamos o que mais precisamos apreender...

-------------------------------------------------------------------------------------


O que nós precisamos apreender mestre?


- A trazer a paz para dentro de nossos corações e a mantê-la. A paz da qual falo, é uma paz erguida sobre o equilíbrio entre razão e emoção, uma decorrência... deste diálogo, entre nossos mais profundos sentimentos com nossas mais profícuas idéias!

-Mas Mestre, é sabido que as mulheres são muito emocionais...


- Esta é uma verdade apenas parcial: elas estão mais sintonizadas com o emocional do que os homens; e nós, estamos mais sintonizados com o racional.


Mas não se iludam: em nome da razão... se mata.
E, em nome do amor, também!

Os homens é que fazem as guerras... quando só tomados pela emoção e quando só fixados na razão.


AS MULHERES... AH AS MULHERES SÃO DIFERENTES!


Relembrem a História de Apollo e Dionysus: as esferas!!!


(De... "Experiências Pessoais do mago-mor")


"Muitas vezes se faz necessário relembrar "as lições", pois temos uma facilidade muito grande em esquecê-las e enviá-las para os porões da memória inconsciente". Estas foram as enigmáticas palavras que falei para o Mago-Mor... quando fui reler a transcrição da história por ele contada, sobre a briga entre os deuses do Olimpo, Apollo e Dionysyus, razão e emoção!

Nós usamos espadas para cortar energias... e não... pessoas!
E... ainda assim, como um rito, um símbolo!!!
(Aforismos da Iniciação)

O equilíbrio está nesse diálogo permanente que une emoção e razão numa perfeita esfera, ou em esferas concêntricas interligadas e sobrepostas, cruzadas... por atitudes instituíntes que geram... ações integradas!

Uma esfera... que é um circulo, que é uma espiral... rumo ao infinito!

Um delicado equilíbrio este, sempre buscado e sempre perdido... e sempre re-encontrado!!!


Nenhum comentário: