18 novembro, 2008

O tombo do ginasta na China e "do povo aqui".






Bom texto desse senhor.
Felizmente não estou no time dos que choram por esportes nacionais fracassados ou exitosos... E nem fico melancólico. Penso que eu seja uma exceção. O senhor James, autor do texto mencionado acima e o qual coloco anexado abaixo, e que foi quem despertou em mim a ânsia de escrever essa brevíssima análise, é o porta-voz, acredito de muitos milhares de brasileiro, para não dizer milhões...

O tombo do nosso ginasta e sua repercussão "no país do futuro" só é mais um analisador que descortina o mal-estar histórico que caracteriza essa nação-continente.

Analisador espontâneo, como nesse caso, é aquele que, como diz o nome, brota naturalmente, ser ter sido criado com o intuito de... Ser um analisador.
No caso do ginasta... Podemos pensar que ele põe em análise o quê?
1.A vontade de aparência e desejo de imagem, 2. O estar "cagando e andando" para as questões de cidadania, 3. Se deixar "enrrabar" por governos corruptos e corruptores... E coisas do tipo, só para citar alguns exemplos.

A, em voga, ética da aparência, na qual é, mais importante de tudo, "parecer ser" (em detrimento do estar e do querer, e do ser) foi detonada no tombo. Não basta, mesmo, parecer ser...
Se, no cotidiano nosso, a aparência engana por algum tempo e todos os envolvidos saem "felizes" com a farsa, nas Olimpíadas não se dá o mesmo; parecer e estar muito bem nas eliminatórias não dá garantia de ouro, prata ou bronze. Ponto.
Se levássemos as cenas e cenários do nosso dia-a-dia tão a sério como levamos uma final olímpica... No sentido de que receberíamos "uma medalha" pelo nosso êxito e trabalho e capacidade de resolver as questões com seriedade", não seria um choque tão grande o tombo do Hypólito.

Mas, enquanto parecemos calmos, tranqüilos, pacientes e bondosos... E deixamos nossa cidadania, entendimento, afetos e compreensão irem pro ralo, vamos deixando que nos "enfiem na bunda"... (expressão usada para mostrar, na figura de linguagem, a violência e o desejo de vingança... Pois, "o enfiado", é violentado, mas quem se vinga, é esperto. Lógica de uma loucura nacional da nossa cultura. Cultura?)

Corrupto e corruptor é todo aquele que quer levar vantagem; maldita hora que essa frase do campeão do copa do mundo de 70 se transformou em lei instituínte do descaramento e da falta de respeito e ética... E até de moral, porque, convenhamos, fazer o que está moralmente errado, mesmo se sabendo disso, só para levar vantagem, é uma heresia social, política e .... Um jeito caracteristicamente brasileiro de "bancar o esperto". É Revoltante e me dá nojo.

Seria bem bom que as pretensões tupiniquins se limitasses aos jogos pan-americanos... Aqui sim, somos destaques. Lideramos, também fora dos esportes, na América latina... América Latina... Ponto.
Não temos condições de querer ser os "donos do mundo" como foi o título do novela global com o tal do Antonio Fagundes.

É A tal coisa: enquanto ficamos olhando a globo, por falta de outra tv aberta e de programações, pelo menos, um pouco interessantes, e, enquanto permitimos que liguem para nossa casa à noite, em qualquer horário e até nos finais de semana para nos venderem produtos que NÃO solicitamos, e ainda querem explicações de porque não os queremos; e, enquanto respondemos a essas questões, e, enquanto, enquanto.... Mais um milhão de exemplos................. Só resta mesmo é cair de bunda... Como foi a expressão corporal do ginasta, um porta voz nacional.

Isso, na minha ótica, não é um fiasco dele, do ginasta, mas sim, uma faisca que se ascende para iluminar nossa condição de "brasileirinhos", como diz - coincidência ou não - a música da outra ginasta; luz no espelho, para nos vermos. Mas, sem querer ser muito pessimista... Acho que vai acabar em pizza.
Aliás, deixar acabar em pizza também é um jeito de cair de bunda no chão.

Se formos mais adelante ainda, podemos indagar acerca desse analisador:
Sendo a ginástica olímpica uma maneira altamente elaborada de exercitar os músculos com graça, equilíbrio e arte, o que quer dizer um brasileiro - vejam bem - um brasileiro - literalmente cair de bunda?

Evidentemente, sem pretender esgotar o assunto, essas são algumas questões postas em análise pelo tombo do nosso ginasta. A complexidade da questão pode desencadear muitas outras possibilidades analíticas.

Só para lembrar, uma brasileira da natação que não foi classificada para as finais, teria dito, (foi assim que me chegou a informação e não pude checá-la) que, tipo, "melhor assim, porque as mulheres que vão para as finais são todas feias"...
O que é isso?
Com certeza outro analisador de âmbito nacional!
Não cabe aqui pensar nas racionalizações , evidentes por si só, individuais e "nas defesas psicológicas dessa competidora"- competidora? - mas no que isso expressa exatamente sobre um dos ícones postos em análise aqui: o desejo de imagem e o desejo de parecer ser?
É Melhor "se achar" bonita do que se classificar para uma eliminatória olímpica. Claro que sim. No país das bundas e da Gisele B., a mega modelo, por sinal, linda mesmo, ... Nada melhor do que isso. Alguém discorda?
Que espato.

Minha resposta à pergunta desse senhor, James Pizarro: entendo o desespero dele e sua muito boa vontade de por em análise e abrir brechas para a discussão e o pensar sobre os fatos, partindo dos seus próprios afetos, já que ele fala em melancolia, mas, essa questão, segundo minha ótica, é algo que não depende de Deus, mas de nós, os homens e mulheres desse país.

Menos lágrimas e mais ação. Menos choro e mais ação. Menos vitimização e pedidos de desculpas e mais ação!

A "pátria de chuteiras" ou, no caso, descalça ou de sapatilhas de ginástica, não estava lá junto com o Hypólito. Ele estava lá sozinho e por suas próprias condições e méritos!!! Ele estava sim, nos representando e estava com a nossa torcida - e com ela continua - e com nosso apoio.
Essa hiper-mega-super-sobre identificação com o atleta é sinal do quê mesmo?

Que Deus - e todos os deuses - nos abençoe e ilumine, sim, isso eu concordo!
(Cerriky)


UM PAÍS QUE CAI DE BUNDA E CHORA
James Pizarro
Sou tomado de profunda melancolia ao contemplar o desempenho do Brasil nas Olimpíadas...e constatar nossa colocação no quadro de medalhas...comparar nosso país com os países que estão à nossa frente.
Fico triste ao ver que na nossa seleção olímpica de futebol existem jogadores que ganham milhões e milhões de dólares, enquanto representantes do nosso judô choram e são humilhados por não ter dinheiro para pagar o exame de faixa preta.
Fico irado ao ver o Galvão Bueno, nas transmissões da Globo, enaltecer delirantemente "o gênio mágico" do "fenômeno" Phelps, nadador norte-americano...e não falar no mesmo tom do nosso nadador Cielo, este sim, um fenômeno. Fenômeno porque treinou seis horas por dia nos três últimos anos, numa cidade do interior dos EUA, sustentado pelos próprios pais e pela generosidade de alguns amigos, pois não recebe um auxílio oficial.
Fico depressivo ao contemplar na TV nossas minguadas medalhas de bronze.
E fico pensando que, de cada mega-sena e outras loterias oficiais, o governo paga apenas 30 % do arrecado ao ganhador e propaga que os outros 70 % são destinados a isso ou aquilo, sem que a gente possa fiscalizar com nitidez essa aplicação.
Estou por completar 66 anos. E desde pequenino tem sido assim. Lembro do Ademar Ferreira da Silva, nosso bicampeão olímpico do salto tríplice que foi competir tuberculoso !
E jamais me sairá da mente o olhar de estupor de Diego Hipólito caindo de bunda no chão no final da sua apresentação, quando por infelicidade e questão de dois segundos deixou de subir ao pódio. E de suas lágrimas pedindo desculpas, quando ele não tem culpa de nada. Das lágrimas de outros atletas brasileiras dizendo que não deu. Pedindo desculpas aos familiares e ao povo.
Meus Deus !
Será que vou morrer vendo um povo que só chora e pede desculpas ?
Será que vou morrer num país que se estatela de bunda no chão, enquanto os políticos roubam descadaradamente e as CPIs não dão em nada ?
Será que vou morrer num país que se contenta com o assistencialismo e o paternalismo oficiais, um povo que vende seu voto por bolsa-família e por receber um botijão de gás de esmola por mês ?
Até quando, meu Deus !?





Nenhum comentário: