O que é um perfil?
As representações, por sua vez... são imagens, idéias, conceitos e afetos que TRADUZEM imagens, idéias, conceitos e afetos, mas não SÃO os tais!
Questões como o perfil da empresa, o perfil do candidato para o tal emprego, o perfil do cliente (para os consumos de todos os tipos) são variações de uma mesma questão: são regidos pelo engessamento da subjetividade, pela redução da diferença a uma suposta semelhança e pelo fato de dar critérios de real para o que é imaginário e representado.
Mas, e quando essas representações, que geram o perfil, escamoteiam, escondem e não permitem dar visibilidade para outras características que também são inerentes, componentes e imanentes ao sujeito? Sendo que, estas últimas, muitas vezes são mais características e fiéis ao que se pretende mostrar ao observador que analisa o perfil, seja ele qual for?
O que é homem? O que é masculino?
O que ser educado?
O que é ser competente e... coerente?
Sá para citar um exemplo: heterossexual, gay, bissexual e curioso! O que é isso? Rsrsrsrs
Curioso?
Gay?
Hetero?
Me explico: genéticamente... dois gens, um do pai e um da mãe... bi-gametas... um de cada sexo... XY (Homem) XX (mulher); psicologicamente: identificações por semelhança e desemelhança com ambos os pais... afetiva, sexual, comportamental, etc; espiritualmente: se admitimos a reencarnação, já fomos no atual estágio da nossa evolução, ambos os sexos... se não admitimos... bem, daí complica, porque o paradigma do catolicismo reinante não admite diálogos nesse sentido (ora, se uma mulher-que-não-casou-com-o-marido... e se-separou-e-não-se-confessou-dos-seu-pecados não pode comungar e tomar a santa ceia... o que pensar do resto?) Sim, espiritualidade é diferente de religiosidade no senso comum... e essa é uma longa discussão que não cabe “nesse perfil”. Rsrsrs
Detalhe: só não somos bissexuais socialmente... porque ainda o imaginário dita as normas e as conveniências para a grande maioria dos bilhões de habitantes dessa planetinha: e, mesmo assim, ter desejos e práticas bissexuais faz com que o sujeito deixe de ser homem ou mulher? Da mesma forma... ter desejos e práticas heterossexuais faz com que o sujeito deixe de ser bissexual no sentido que dei acima? Lonnnnnnnngo e complexo esse assunto. Você colocou TODAS as música, TODOS os gêneros musicais de que gosta no seu perfil? Filmes? Paixões?
Voltemos ao perfil!
Ora... no que concerne a mim... considero que meu perfil orkutiano é maleável, flexível, mutável... mas, mesmo assim, diz pouco de mim... de quem eu sou... de como estou e DE QUEM estou!
Considerar que cada um de nós É o que está no perfil é uma ficção... e uma ilusão que não se reconhece como ilusão. É a ilusão da desilusão.
De volta ao começo: só dar à consciência essa percepção permite dar conta desse estado das coisas!!!
Todos temos facilidade de criar mitos. Mitos para nós próprios e para os outos. O mais importante, me parece, é...
Uma quarta conclusão: fazer o mito ser reconhecido como mito!!!
Viva a vida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário